Blog

jul 18

Três etapas para a realização Profissional

O que é realização?

Realização é o efeito de realizar, colocar em prática o que em algum momento pareceu distante e intangível. É um estado de grande felicidade que você deseja que seja mantido pelo maior tempo possível.

Para realizar é preciso passar por três grandes etapas:

  • Autoconhecimento

  • Planejamento

  • Atitude

O primeiro passo é querer se abrir para o autoconhecimento. Fazer um mergulho interno para identificar de fato “quem sou?”, “o que realmente te faz feliz e deixa cheio de energia?”, “quais são os seus talentos?”.

Aberta a porta do autoconhecimento vem um mundo de infinitas possibilidades para o seu crescimento e desenvolvimento.

Então, é hora de identificar: como está o seu momento agora? Nível de satisfação em todas as esferas da vida (pessoal, relacionamento, profissional e espiritual).

 A partir da identificação do seu momento atual é preciso definir qual será o seu principal objetivo de melhoria e quais são as atitudes e as ações que contribuirão para alavancar seus resultados.

E seus talentos como estão? São seus talentos que o diferenciarão. Pense no que é referência para os seus amigos, parentes e colegas de trabalho. O que eles pedem a sua ajuda para resolver?

Outra reflexão muito legal é pensar em quando era criança:

Quais brincadeiras de infância que passava horas se divertindo? Hoje quando lembra daqueles momentos consegue identificar quais eram as habilidades necessárias e usadas nessas brincadeiras?

Como usar esses talentos? Quais são as profissões que poderia fazer com maior naturalidade, leveza e prazer colocando em prática o seu melhor?

Esse é o grande momento que você chega a um nível de autoconhecimento e consegui enxergar uma profissão que será feliz, usando toda a sua energia positiva, motivação e alegria para chegar aonde deseja.

Essa energia (motivação) é importante para a sua realização com um real significado, com felicidade, brilho nos olhos e alegria de viver.

A realização pelos outros (pai, mãe, trabalho ou sociedade) não traz a felicidade, será apenas um resultado insignificante. É nesse contexto que algumas pessoas tidas como bem-sucedidas mesmo com o reconhecimento financeiro não são felizes.  Tudo que conquistaram não tem um real significado, acontecem em suas vidas e não partiu de uma “escolha” própria com autoconhecimento e uma inspiração de propósito de vida.

Planejamento

Com o propósito de vida em mãos, chega o momento de fazer um planejamento com tudo que é necessário para se atingir esse resultado, com metas de curto (1 ano), médio (2 a 3 anos) e longo prazo (4 a 5 anos). Essas metas precisam ser desenhadas com a maior riqueza detalhes possível (o que?, quando?, como? e onde?). Inserindo o que é necessário ser desenvolvido como conhecimentos, habilidades, competências, atitudes e ações.

Atitude

Afinal de nada adianta um belo planejamento se não colocá-lo em prática e agir para tornar os resultados grandes conquistas e felicidades.

A atitude  e disciplina de ir em frente e tornar todo o planejamento em pequenas ações no dia a dia é que o fará chegar à realização.

Preparado para o sucesso com realizações significantes para você e sua vida?

Esse artigo fez sentido para você?

Será que pode ajudar outra pessoa ou amigo?

Curta. Comente. Compartilhe.

Artigo originalmente divulgado na minha coluna no site Papo de Empreendedora.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *